quinta-feira, 5 de julho de 2012

Resíduos industriais


Você sabia ...? 
A produção de resíduos industriais no mundo hoje é em torno de dezenas de milhões de toneladas por ano.
Qual é a definição de RESÍDUOS INDUSTRIAIS?
Conforme as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), RESÍDUOS SÓLIDOS são materiais em estado sólido ou semi-sólido, que resultam de atividade industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
RESÍDUOS PERIGOSOS são lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, bem como determinados líquidos cujas características tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou rios e lagos ou exijam tratamento através de soluções técnicas inviáveis e/ou de custo muito elevado.
Como os RESÍDUOS são classificados?
Conforme sua periculosidade, que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, podem apresentar riscos à saúde pública ou ao meio ambiente.
As classes de Resíduos são:       PERIGOSOS
                                                           NÃO-INERTES
                                                           INERTES

Os resíduos perigosos são aqueles com características de inflamabilidade, Corrosividade, Reatividade, Toxidade ou Patogenicidade.
Os resíduos Não-Inertes são aqueles com características de Combustão, Biodegradabilidade ou Solubilidade em água.
Os resíduos Inertes são aqueles que não são decompostos prontamente.
Exemplos: as rochas, tijolos, vidros, certos plásticos e borrachas.   

Garrafas de vidro viram arte

A arte de fazer arte não tem limites.
Um artista plástico norte-americano utiliza garrafas de vidro usadas e com uma criativa técnica faz lindas garrafas.

O trabalho do artista Jim Dingilian pode ser visto em galerias nos Estados Unidos. Um exemplo é o Museu de Arte e Design, em Nova York .
Dingilian cria cenas detalhadas dentro de garrafas de vidro recicladas feitas apenas com a fumaça das velas. O artista queima por dentro, e então, cuidadosamente, grava a imagem por fora, revelando figuras de árvores, carros e paisagens industriais dentro dos limites de cada garrafa.
Para criar as cenas, Dingilian recolhe garrafas de bebidas vazias de diferentes formas, tamanhos e cores. 
Para fazer os desenhos, ele utiliza uma vela e deixa a chama queimar o interior da garrafa, que fica revestida com uma camada de fuligem. As cenas são, então, gravadas usando o processo de remoção do preto da fuligem pelo branco que se revela.
As garrafas de Dingilian são como ampulhetas artísticas, que capturam um momento no tempo dentro de seus limites.
O trabalho do artista pode ser visto em galerias nos Estados Unidos. Um exemplo é o Museu de Arte e Design, em Nova York

Bolsas feitas com cintos de segurança....SENSACIONAL



As cidades já não comportam mais a quantidade de carros. São milhões de novas unidades a cada dia. Mesmo com a promoção de rodízios, criação de faixas reversíveis para horários de pico e outros recursos, os grandes centros sofrem com esse excesso. Outro ponto importante é que muitos  carros novos passam a rodar em nossas vias e muitos outros são descartados, indo parar em ferros-velhos, depósitos ou mesmo são largados pelas ruas. Os carros são produtos que viram lixo também e precisam estar na pauta de ações de reaproveitamento e reciclagem.

oi pensando nisso que o casal Dana e Melanie Harvey criou bolsas confeccionadas com cintos de segurança. O objeto possui  material extremamente resistente e maleável. Os modelos são confeccionados usando o cinto como matéria prima-principal, sendo algumas bolsas confeccionadas apenas com o material.

As bolsas chamam a atenção não só pela iniciativa sustentável, mas também por serem objetos realmente bonitos e elegantes. É um modelo mais interessante que o outro.

Outro ponto que chama a atenção é a diversidade de modelos, desmistificando a imagem na cabeça dos que imaginavam que um produto assim seria limitado a poucas cores.

O resultado mostra que é realmente muito dificil estabelecer um limite para a criação de soluções sustentáveis.


Fonte: Daniel Accioly, do Greenvana | Yahoo! Notícias

domingo, 1 de julho de 2012

Descarte de medicamentos


Você sabia que remédios e medicamentos contêm substâncias químicas que contaminam o solo, a água e colocam em risco o meio ambiente? Materiais desse tipo precisam de cuidados especiais e não devem ser descartados em lixos comuns.
Para solucionar essa questão, o Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma lançaram o programa de coleta “Descarte Correto de Medicamentos” e todo material arrecadado é encaminhado para a Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) que adota os procedimentos necessários para a destinação final.
A partir de 16 de novembro você já pode levar medicamentos vencidos, embalagens primárias de remédios (aquelas que tem contato direto com os medicamentos), cartelas de comprimidos, agulhas, tubos de pomadas e qualquer outro material desse tipo a um dos postos de arrecadação localizados nas farmácias e drogarias do Grupo Pão de Açúcar.
Como descartar corretamente os medicamentos?
  • - Ao descartar, tome o cuidado de manter as embalagens primárias sempre fechadas;
  • - Para eliminar o risco de acidentes com materiais cortantes, guarde-os dentro de   embalagens rígidas como latas de achocolatado, por exemplo;
  • - Caixas de papel e bulas são embalagens que não tem contato direto com os medicamentos   e podem ser descartadas nos coletores seletivos de papel ou nas estações de reciclagem   localizadas no estacionamento das lojas do Grupo Pão de Açúcar.
A urna coletora é dividida em 2 partes:
Materiais cortantes e pontiagudos:
Para o descarte de ampolas, embalagens de vidro, agulhas, seringas e outros materiais cortantes.
Demais materiais:
Para cartelas de comprimido, frascos plásticos, tubos de cremes e pomadas, entre outros.
Onde descartar?
Inicialmente, o projeto será implantado em apenas algumas lojas da rede em São Paulo. A partir de janeiro de 2011 o programa será expandido para todas as Drogarias na cidade de São Paulo.
Confira os endereços:



Colabore!
Fonte: Eurofarma

A ATITUDE E O AJUSTAMENTO NO POSTO DE TRABALHO


Além do conhecimento das motivações dos indivíduos, os responsáveis por grupos de pessoas, devem levar em conta que cada um faz julgamentos com base nos quadros de referências próprias.
Portanto, um dos problemas básicos para se compreender a maneira das outras pessoas agirem, refere-se à dificuldade de se ajustarem aos quadros de referência, reciprocamente, ou seja, respeitando a diversidade humana.
As atitudes podem levar as pessoas entenderem de forma diferente, a partir daí o indivíduo realiza seus julgamentos e dessa forma, gera uma atitude negativa e que pode levar o outro a considerar como negativa a informação ou a comunicação recebida.
Para que uma mudança de atitude ocorra, o tipo de mensagem transmitida deve estar moldada tendo em vista a base técnica do conteúdo e a base motivacional que sustenta esta atitude.
Quando o indivíduo não consegue ajustar um modo positivo, com as condições do meio, desenvolve comportamentos inadequados e logicamente, estes comportamentos podem comprometer o seu envolvimento, a sua atuação sobre a sua própria segurança pessoal.
Porem vale ressaltar que buscar melhorias no relacionamento humano e na comunicação inter-pessoal é importante para o crescimento de todos, mas o respeito a diversidade, e as preferências e culturas diferentes a suas é mais importante ainda, pois torna a sociedade justa e democrática.
A liderança deve ser respeitada por ambas as partes, e o respeito ao próximo deve prevalecer. 

Botas de sacolinhas plásticas


Sabemos que o planeta está sufocado com nossos excessos, mas existe uma excelente alternativa para um destino final para as sacolinhas plásticas, reaproveitá-las para estilizar botas.
A ideia é da designer chilena Camila Labra que ao observar as pessoas usando sacolas por cimas dos sapatos em dias de chuva. A técnica consiste em fundir as sacolas por meio do calor que gera uma lâmina mais grossa e resistente que conserva as propriedades do polipropileno, que é leve, flexível e impermeável.
Para cada par são utilizadas uma média de oito sacolas plásticas. As botas são revestidas por dentro com tecido acolchoado que impede a transpiração e as tornam mais confortáveis. 
As cores podem variar devido à diversidade de estampas dos sacos plásticos disponíveis no mercado.
As botas são vendidas por aproximadamente US$ 45 através do blog da designer.
Fica a ideia de uma oportunidade de negócio para artesãos que podem colaborar diretamente com o meio ambiente, e se beneficiar economicamente mediante ao marketing verde. Interessante trabalhar com modelos diferentes de botas e apenas dar margem a imaginação, não devendo esquecer de regras básicas de segurança para evitar incidentes.