sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Histórico da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil


 A construção civil é uma das atividades humanas mais antigas que se tem conhecimento. Dela sempre foram geradas grandes quantidades de resíduos minerais, ou seja, os subprodutos.
Os primeiros registros de reutilização de resíduos minerais da construção civil na produção de novas obras vieram do Império Romano. Mas, a primeira aplicação significativa de entulho reciclado foi registrada somente após o final da Segunda Guerra Mundial, na reconstrução das cidades européias.
Hoje, no Brasil, estima-se que sejam geradas cerca de 0,55ton/ano/hab de entulho, ou seja temos aproximadamente mais de 106 milhões.
No contexto atual, a gestão dos resíduos da construção civil é um desafio, e requer mudanças e transformações significativas no campo do comportamento, da informação e dos processos de geração e minimização de entulhos. Tanto é que o assunto virou lei.
Resolução no 307, de 5 de julho de 2002, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil.
Os geradores de resíduos de construção e demolição devem ter como objetivo prioritário a não geração de resíduos e, secundariamente, a redução, a reutilização e a reciclagem.
Essas mudanças só tem a contribuir com o planeta, já que reduzem a agressão ambiental e o comprometimento da qualidade de vida.

Peter Clark, um gênio em reaproveitar papel

Pedro usa uma ampla coleção de documentos encontrados como sua paleta, que são coloridos, estampados ou texturizados por suas superfícies impressas, escrita ou usado, com essa mídia que ele "pinta" as suas colagens. Ele máscaras com densidade de impressão e cria substância e movimento com linhas arrancadas, mapas antigos ou manuscritos. Suas peças são de uma forma inovadora e bem-humorada.





Para acessar todo acervo deste profissional acesse: http://www.peterclarkcollage.com

sábado, 8 de setembro de 2012

Madeira Plástica durável e ambientalmente correta

Você já ouvi falar em madeira plástica? Isso mesmo, madeira feita de plástico é uma excelente opção para ter um material de qualidade, durável e ecológico.
Atualmente a unica desvantagem encontrada é o custo alto do material, fato comum em novas tecnologias ambientais.
A madeira plástica trata-se de um processo de trituração, adição de resina e outros materiais como fibras vegetais, secagem e outros detalhes para formar a madeira plástica..Este material é utilizada para os mais diversos fins, como construção de decks, carrocerias de caminhões, móveis, bancos de praça, entre outros, com a vantagem de não dar cupim ou broca, sem lascas e ser resistente ao tempo. 
A semelhança entre a madeira convencional e a feita de plástico é grande.

Uma árvore é preservada a cada 700kg de madeira plástica retira cerca de 180 mil sacolas plásticas da natureza.

Existem várias empresas nacionais que produzem este material como a Allpex, Ecowood Rio, Madeplast, Ecoblock. Mas o mais interessante é ver que uma Ong de Guaratinguetá que trabalha com dependentes químicos tem como atividade a confecção da madeira plástica e comercialização do material para acarrear fundos para o projeto, maiores informações em http://www.fazenda.org.br
Fica a dica! 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vasos de pet para horta

Zapeando pela internet em busca de ideias com materiais recicláveis vi no blog Vila do Artesão uma linda ilustração para uma nova opção de vasos com garrafas pet.
Não existe limite para a imaginação das pessoas para criar, com um pouco de bom gosto estes materiais aceitam tudo.
O modelo apresentado pode ser feito com garrafas PET de refrigerantes e até mesmo de óleo de cozinha.
Basicamente você deverá cortar a garrafa com tesoura o bico da garrafa, faça pequenos furos no fundo da garrafa para poder escoar o excesso de água. Encha de terra, insira sua plantinha, pode ser flores, temperos. Utilize uma base de madeira sobre a qual fixará as garrafas com alguns furos e arames.
Além de economizar na compra de vasos você colabora com a natureza exercitando a arte de reaproveitar e de otimizar o espaço em casa, trazendo uma ótima energia no ambiente de sua casa.