Entre setembro de 2007 até fevereiro de 2008, desenvolvi um projeto piloto no município de Campos do Jordão para reciclagem de resíduos no centro comercial da cidade - Vila Abernéssia.
Morando na cidade há cerca de 3 anos, verifiquei o descaso com o meio ambiente na cidade, ironia esta, pois a cidade é considerada uma APA (Área de Proteção Ambiental) e APP (Área de Proteção Permanente), além de se tratar de um Pólo Turistíco, onde os turistas se encantam com a riqueza ambiental e a biodiversidade existente na região, além de um clima extremanente puro.


Com estas informações em mãos e inúmeras tentativas e cobranças a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, resolvi fazer o trabalho que é de obrigação pública, e comecei a fazer um trabalho de Educação Ambiental, e orientação na forma adequada de separar e higienizar o lixo para a reciclagem. Após esta fase incial, comecei a coletar diariamente os resíduos recicléveis das empresas que aderiram o projeto, e fazia a segregação (separação) destes materiais em um galpão em casa no período da noite, até encaminhá-los a central de resíduos recicláveis no município.
Durante os 6 meses que ocorreu o projeto, não houve auxílio e nem apoio por parte de empresas públicas e/ou privadas, apenas empenho meu e do Ilan.
Quando finalizamos o projeto, chegamos a seguinte marca:
- 27 empresas colaboraram com o projeto, reciclando seus resíduos;
- 1.294 Kg de resíduos recicláveis, onde: 32 kg embalagens tetra pak, 213 kg papel, 807 kg papelão, 118 kg plástico, 481 kg metal e 43 kg de vidro.
O projeto se encerrou devido a dificuldade em gerenciar minha atividade profissional com o tempo destinado a executar este trabalho. Porém, foi extremanente enriquecedor as partes envolvidas, além de evitar que estes resíduos fossem destinados inadequadamente.
Para ajudar o planeta basta pouco, reciclando o seu lixo já é uma grande ajuda.
Fantástico!
ResponderExcluirParabéns Bruna! É emocionante ver ações como essas! O meio ambiente precisa de nossa ajuda, e pelo que vi, você tem feito muito bem sua parte como ECOCIDADÃ!
ResponderExcluir