quarta-feira, 14 de abril de 2010

Arte em pneus

A organização não governamental Arte em Pneus visa a consciência ecológica para preservação do meio ambiente através de oficinas de reutilização de pneus e materiais emborrachados.
Com Início das atividades de facilitação de tecnologias artesanais em 2001 e fundamento em 2006, Arte em Pneus é uma associação civil sem fins lucrativos, com reconhecimento da Secretaria do Trabalho, Secretaria Municipal de Assistência de Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Agricultura.
A Associação Arte em Pneus transforma pneus usados em Linhas de Ecoprodutos, como ecomobiliários, chaveiros, ecojóias, réplicas e materiais para escritório, sendo todos estes artefatos desenvolvidos a partir da borracha manufaturada, contemplando os princípios dos 5 R´s:
•Reeducação Ambiental
• Repensar no equilíbrio planetário
• Redução do consumo
• Reutilização de materiais
• Reciclagem (última opção)
Temos por base uma metodologia elaborada para lidar com uma das questões sócio ambientais que se tornou um grande problema da atualidade que é o descarte indevido de pneus.
O passivo ambiental de pneus usados e a demanda crescente por pneus novos gerou uma situação insustentável, de forma que os recicladores do material não conseguem absorver e destinar de maneira ecologicamente correta a totalidade dos pneus.
Uma das escolhas para minimizar este impacto, é disseminar o conceito de reaproveitamento funcional, onde o que seria descartado pode ser transformado de forma artesanal em objetos utilitários diversos, como: cadeiras, bancos, mesas, floreiras e afins.
A organização loca e vende os produtos feitos com pneus, desde mesas, cadeiras, poltronas, etc, além de ter oficinas de artesantano onde ensina as técnicas para a confecção dos produtos feitos com borracha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário