quarta-feira, 10 de março de 2010

CAMPOS DO JORDÃO – ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO LIXO?

No dia 26 de junho de 1984 o município de Campos do Jordão, foi declarado como Área de Proteção Ambiental (APA) conforme Lei nº 4.105. A APA de Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira - uma área extremamente rica devido a sua grande biodiversidade – fazendo parte de um conjunto de áreas protegidas pelo Estado e pelo Governo Federal para garantir a proteção de importantes ecossistemas da Mata Atlântica e os recursos hídricos.
A APA de Campos do Jordão trata-se de uma região caracterizada por uma vasta cobertura vegetal de transição entre a Mata de Araucárias e a Mata Atlântica. A primeira é um tipo de vegetação que é encontrado na Região Sul e nos pontos de relevo mais elevado na Região Sudeste, esta vegetação se desenvolve em regiões que apresentam invernos rigorosos e verões quentes com índices pluviométricos relativamente elevados e bem distribuídos durante todo o ano. Essa cobertura vegetal foi muito abundante no passado, atualmente no Brasil restaram pouquíssimas áreas preservadas e o município de Campos do Jordão é uma área privilegiada por possuir muitos hectares desta vegetação. Já o segundo tipo de mata é considerado o bioma mais devastado, chegando hoje a apenas 7% de sua área original, este tipo de vegetação já chegou a ocupar 15% de todo o território nacional. Apesar da intensa devastação, ainda abriga uma grande quantidade de espécies da fauna e da flora possuindo mais de 6 mil exemplares de plantas endêmicas, 160 espécies de mamíferos e 253 de anfíbios identificados e catalogados. Muitos dos animais ameaçados de extinção no país pertencem a esse ecossistema que vem sofrendo exploração desde a época colonial.
Campos do Jordão por ter um clima diferenciado, e por possuir o título de “Jardim do Brasil” precisa também ser referência na questão do LIXO. Em média cada pessoa descarta de 1 a 2 Kg de lixo por dia, e um número muito pequeno destes resíduos é reciclado. Mas antes de pensarmos em reciclar é interessante entendermos e fazermos o exercício dos 3 R´s: Reduzir e repensar – se o produto que estamos adquirindo ou se o excesso de embalagens são realmente necessários?; Reutilizar – antes de encaminharmos os resíduos para a coleta seletiva, e consequentemente ser reciclado, podemos aumentar a vida útil daqueles resíduos para outras finalidades, exemplo construção de cadeiras com pneus, revistas em enfeites, garrafas pets em brinquedos, entre tantos outros, e finalmente, Reciclar – utilizar o resíduo como matéria-prima, incorporando ou não no processo produtivo. Quando fazemos isso trazemos muitos benefícios não somente a natureza, mas para a sociedade e economia. Além de que, quando encaminhamos nosso lixo para o local adequado evitamos contaminar a fonte mais importante para nossa sobrevivência: a ÁGUA, recurso tão rico em Campos do Jordão e que infelizmente não é respeitado. Parece até uma controvérsia uma APA esquecer de coisas tão importantes. Para Campos do Jordão e toda a Serra da Mantiqueira continuar a ser um lugar tão privilegiado e uma APA precisamos pensar na natureza como um todo, e cuidar de uma parte de você, seu lixo. Pense seu lixo é mais limpo que o meu, então cuide dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário