quinta-feira, 11 de março de 2010

Projeto Recicla Quarteirão em Campos do Jordão

Entre setembro de 2007 até fevereiro de 2008, desenvolvi um projeto piloto no município de Campos do Jordão para reciclagem de resíduos no centro comercial da cidade - Vila Abernéssia.
Morando na cidade há cerca de 3 anos, verifiquei o descaso com o meio ambiente na cidade, ironia esta, pois a cidade é considerada uma APA (Área de Proteção Ambiental) e APP (Área de Proteção Permanente), além de se tratar de um Pólo Turistíco, onde os turistas se encantam com a riqueza ambiental e a biodiversidade existente na região, além de um clima extremanente puro.
O Projeto Recicla Quarteirão ocorreu por iniciativa própria, e com o auxílio de Ilan Goldstein (meu marido) para tentar sensibilizar a população local e as autoridades da cidade sobre a importância da reciclagem no município. Na época havia uma empresa privada que gerenciava os resíduos da cidade, e era responsável pela coleta de recicláveis em todo o município, porém tratava-se apenas de muita teoria e pouca, ou quase nenhuma prática. 
Inicialmente fui de loja em loja me apresentar e questionar se as empresas reciclavam o seu lixo, e para minha surpresa a maioria se demonstrou interessada, mas discrente devido ao não comprometimento da Prefeitura/Empresa Privada em estar coletando os resíduos conforme os dias pré estabelecidos. 
Com estas informações em mãos e inúmeras tentativas e cobranças a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, resolvi fazer o trabalho que é de obrigação pública, e comecei a fazer um trabalho de Educação Ambiental, e orientação na forma adequada de separar e higienizar o lixo para a reciclagem. Após esta fase incial, comecei a coletar diariamente os resíduos recicléveis das empresas que aderiram o projeto, e fazia a segregação (separação) destes materiais em um galpão em casa no período da noite, até encaminhá-los a central de resíduos recicláveis no município.
Durante os 6 meses que ocorreu o projeto, não houve auxílio e nem apoio por parte de empresas públicas e/ou privadas, apenas empenho meu e do Ilan.
Quando finalizamos o projeto, chegamos a seguinte marca:
  •  27 empresas colaboraram com o projeto, reciclando seus resíduos;
  •  1.294 Kg de resíduos recicláveis, onde: 32 kg embalagens tetra pak, 213 kg papel, 807 kg papelão, 118 kg plástico, 481 kg metal e 43 kg de vidro.
O projeto se encerrou devido a dificuldade em gerenciar minha atividade profissional com o tempo destinado a executar este trabalho. Porém, foi extremanente enriquecedor as partes envolvidas, além de evitar que estes resíduos fossem destinados inadequadamente.

Para ajudar o planeta basta pouco, reciclando o seu lixo já é uma grande ajuda.



     

2 comentários:

  1. Lucia Maria Gonçalves20 de abril de 2012 às 23:57

    Parabéns Bruna! É emocionante ver ações como essas! O meio ambiente precisa de nossa ajuda, e pelo que vi, você tem feito muito bem sua parte como ECOCIDADÃ!

    ResponderExcluir