quarta-feira, 10 de março de 2010

História da reciclagem

Engana-se aqueles que pensam que a reciclagem é um conceito moderno, introduzido em nossas vidas com a vinda do movimento ambiental no início da década de 70. De acordo com estudiosos, a reciclagem faz parte da vida do homem há milhares de anos.
Antes da Revolução Industrial, as pessoas não conseguiam produzir seus produtos com baixo custo e rapidamente, assim, todos praticavam a reciclagem de alguma forma. Era raro programas de reciclagem em larga escala, devido ao seu alto custo. Eram os moradores das casas, em sua maioria que praticavam a reciclagem.
Já com a chegada da era Industrial, com produção em massa foi, de muitas formas, a razão básica pela qual precisamos nos preocupar com a reciclagem em larga escala. Quando os produtos podem ser produzidos e comprados muito baratos, geralmente faz mais sentido econômico simplesmente jogar fora itens antigos e comprar outros novinhos em folha. Essa cultura de bens "descartáveis", porém, criou inúmeros problemas ambientais, que discutiremos futuramente.
Nas décadas de 30 e 40, a conservação e a reciclagem se tornaram importantes na sociedade dos EUA e em muitas outras partes do mundo. Depressões econômicas fizeram da reciclagem uma necessidade para muitas pessoas sobreviverem, já que elas não podiam pagar por bens novos. Na década de 40, produtos como o náilon, a borracha e muitos metais eram racionados e reciclados para ajudar a suportar o esforço da guerra. A explosão econômica dos anos pós-guerra, porém, causou o fim do conservacionismo da consciência dos EUA [fonte: Hall]. Não foi antes do movimento ambiental das décadas de 60 e 70, preconizado pelo primeiro Dia da Terra (em inglês), em 1970, que a reciclagem novamente se tornou uma idéia corrente. Apesar da reciclagem ter sofrido alguns anos de baixa (por causa da aceitação do público e do mercado de bens reciclados estagnado), de modo geral ela aumentou ano após ano [fonte: Hall]. O sucesso da reciclagem se deve à aceitação do grande público, ao crescimento da economia da reciclagem e às leis que exigem coletas recicladas ou forçam o conteúdo reciclado em determinados processos de manufatura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário